terça-feira, 6 de julho de 2010

Fé e Religiosidade I

Para podermos falar desse assunto temos que entender o que fé e religiosidade significam.


No dicionário fé quer dizer : crédito;confiança e primeira virtude teologal (representada pela cruz).

Em Hebreus 11:1 diz que : "A fé é a certesa de que vamos receber as coisas que esperamos, e a prova de que existem coisas que não podemos ver."

Religiosidade, segundo o dicionário significa : sentimento religioso, qualidade de relioso. Religioso significa: que obedece aos preceitos da religião. E religião significa : culto prestado à uma divindade.



Hoje em dia, existem muitos tipos de religião que dizem nos "levar" e nos aproximar de Deus. Porém a maioria só segue aquilo da Bíblia que lhes é cômodo.

Seguir à Jesus (ou seja ser cristão, ser cristão significa imitador de Cristo) não é uma religião; mas sim é seguir a Verdade! Porque está escrito em João 14:6 "E disse Jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida.Ninguém vem ao Pai se não por mim." Se Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida é Ele quem nós devemos seguir, crer e por quem devemos viver, pois se não, estaremos não estaremos no caminho,estaremos na mentira e por caminhos de morte. E NUNCA iremos à Deus sem antes passar por Jesus.



O Senhor nos deixou a Bíblia como um "manual" e como uma carta de amor para nós. Se queremos seguir a Jesus temos que obedecer à tudo o que a Bíblia ensina, pois ela é a palavra de Deus, amém?

Hebreus 11:6 diz: "Sem fé ninguém pode agradar à Deus, porque quem vai à Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhece-lo melhor."



As vezes nós já estamos à tanto tempo na igreja que acabamos por fazer as coisas automaticamente, como um robô. Com o passar do tempo nós só fazemos as coisas por costume. Como ir ao culto todo domingo, cantamos louvores (veja bem, CANTAMOS, já nem adoramos em Espírito e em Verdade, pois cantar é diferente de adorar), oramos na hora do culto e antes de dormir; mas o nosso coração contínua o mesmo. Tudo bem, você pode não ir pra balada, não namorar e nem brigar com os pais, mas será que além de você ter se esfriado você só esta limpando o copo por fora?
Vejamos o que Jesus disse aos fariseus (fariseus era um dos príncipais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente à lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados).


Mateus 23:25:

" Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!"

Amados, do que adianta lavarmos o copo por fora e deixar ele sujo por dentro? Ex.: Você vai, e bebe leite com achocolatado, e na hora de lavar o copo, lava somente por fora. O copo vai ficar limpo?Não!Dá para alguém beber água nesse copo?Não!Se você tomar água nesse copo sujo, você estará tomando água suja!Pois onde há impurezas não tem como haver limpeza!

Mateus 23:26

"26 Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!"

Nós temos que nos purificar por dentro! Buscar a santidade e a comunhão verdadeira com Deus, pois não adianta você ir assistir o culto e não prestar o culto verdadeiro à Deus!

Mateus 23:27

"27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!"

Olha a comparação que Jesus faz!Amados, isso é muito sério!As vezes por fora nós estamos bonitos, quando na verdade por dentro nós estamos mortas, não há Vida dentro de nós!

Mateus 23:28

"28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade."

Tomemos cuidado para não ficar assim!

Não vamos ser religiosos, a religiosidade começa quando esquecemos que somos salvos pela graça e não pelos nossos atos, começa quando achamos que somos melhores do que os outros.Vamos lançar fora de nossas vidas a religiosidade!Não vamos ser como os fariseus!Vamos clamar à Deus e pedir perdão por todas as vezes que fomos religiosos.



Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário