terça-feira, 9 de junho de 2009

A Fábula da Águia e da Galinha

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro,a fim de mantê-lo cativo em casa.Conseguiu pegar um filhote de águia.Colocou-o no galinheiro junto às galinhas.Cresceu como uma galinha.
Depois de cinco anos,esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.Enquanto asseavam pelo jardim,disse o naturalista:"Esse pássaro aí não é uma galinha.É uma águia".
"De fato",disse o homem."É uma águia.Mas eu a criei como galinha.Ela não é mais uma águia.É uma galinha como as outras".
"Não",retrucou o naturalista."Ela é e será sempre uma águia.Pois tem um coração de águia.Este coração a fará um dia voar às alturas".
"Não",insistiu o camponês."Ela virou galinha e jamais voará como águia".
Então decidiram fazer uma prova.O naturalista tomou a águia,ergueu-a bem alto e ,desafiando-a disse:"Já que você de fato é uma águia,já que você pertence ao céu e não a terra,então abra suas asas e voe!".
A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista.Olhava distraidamente ao redor.Viu as galinhas lá em baixo,ciscando grãos.E pulou para junto delas.
O camponês comentou."Eu lhe disse,ela virou uma galinha!".
"Não",tornou a insistir o naturalista."Ela é uma águia.E uma águia sempre será uma águia.Vamos experimentar novamente amanhã."
No dia seguinte,o naturalista subiu com a águia no teto da casa.Sussurrou-lhe:"Águia,já que você é águia,abra as suas asas e voe!".
Mas,quando a águia viu lá em baixo as galinhas ciscando o chão,pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:"Eu havia lhe dito,ela virou galinha!"
"Não!",respondeu firmemente o naturalista."Ela é águia e possui sempre um coração de águia.Vamos experimentar ainda uma última vez.Amanhã a farei voar".
No dia seguinte,o naturalista e o camponês levantaram bem cedo.Pegaram a águia,levaram-na para o alto de uma montanha.O sol estava nascendo e dourava os picos da montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:"Águia,já que você é uma águia,já que você pertence ao céu e não a terra,abra suas asas e voe!"
A Águia olhou ao redor.Tremia como se experimentasse nova vida.Mas não voou.Então,o naturalista segurou-a firmemente,bem na direção do sol,de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.
Foi quando ela abriu suas potentes asas.Ergueu-se,soberana,sobre si mesma.E começou a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.E nunca mais retornou.
Nós fomos criados a imagem e semelhança de DEUS.Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas.E nós ainda pensamos que somos efetivamente galinhas.Mas nós somos águias.
Por isso irmãos e irmãs,abram as asas e voem.Voem como as águias.Jamais se contentem com os grãos que lhe jogarem aos pés para ciscar.

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças,subirão com asas como águias:correrão,e não se cansarão;caminharão,e não se fatigarão"(Isaías40:31)

Leornardo Boff-Especial para a FOLHA.

Paz!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário